Os ladrinhos hidráulicos são pequenas peças de placas de cerâmica de origem bizantina, muito resistentes a impactos e ao desgaste pelo tempo. Chegaram ao Brasil no final do século XIX através da importação feita por Portugal.
Muito usado na arquitetura brasileira das décadas de 30, 40 e 50, os ladrinhos hidráulicos voltaram a cair na graça de arquitetos e designers e estão invadindo todos os cantinhos das mais diversas residências. Compondo os mais diversos desenhos em pisos, paredes e tampos de móveis, os ladrilhos hidráulicos estão vindo com tudo para deixar os ambientes mais alegres, versáteis e exclusivos.
Podem ser coloridos, lisos ou antiderrapantes, decorados com flores, listras ou desenhos geométricos. A variedade é imensa e uma grande vantagem desse material é de ser instalado com junta seca, ou seja, com as peças bem próximas uma das outras, facilitando assim a limpeza entre as juntas.
Por sua versatilidade e lindo efeito visual, este material é uma ótima opção na hora de conferir personalidade e charme a qualquer ambiente da sua casa. Pode ser aplicado sozinho ou em conjunto com outros materiais, como cimento queimado com pó de mármore ou madeira, conferindo um ar sofisticado a qualquer ambiente.
Pode-se também fazer um painel com vários ladrilhos de estampas diferentes, tomando cuidado para manter o contraste entre as cores das peças e evitando o uso de cores fortes muito próximas umas as outras - para torná-lo mais interessante e o painel mais definido - ou ainda, usado em paredes e pisos com uma única estampa.
O importante é escolher as peças que traduzam o seu gosto e que combinem com você e com a sua casa!
- Embora o material seja bem resistente, ele deve levar uma camada de impermeabilizante antes de ser assentado para ficar mais bem protegido;
- Embora qualquer pedreiro possa fazer o assentamento dos ladrilhos hidráulicos, o mais indicado é contratar mão-de-obra especializada, geralmente profissionais credenciados pelos fabricantes.
- Deve-se evitar a instalação dos ladrilhos sobre pisos existentes. Se for instalar sobre outro piso, é necessário que o contrapiso esteja bem nivelado e impermeabilizado e deve-se utilizar argamassa própria para colocação de piso sobre piso.
- Como as peças são feitas de forma artesanal, sua espessura pode variar muito de peça para peça. Por este motivo deve-se tomar muito cuidado na hora de fazer o assentamento e não deixar a parede ou o piso desnivelados.