sexta-feira, 2 de março de 2012

Que Bruto Que Nada! Brutalismo é Demais!

Para quem ainda não conhece, o Brutalismo é  o um dos estilos arquitetônicos mais importante da arquitetura moderna , que  surgiu entre as decádas de 50 e 60 . Se caracteriza por tirar partido da própria estrutra das edificações, de forma a nunca esconder os seus elementos estruturais, mostrando entre o concreto armado, as vigas, os pilares e demais elementos “inacabados” de uma construção.

Teatro Thereza Carreno
Na decoração de interiores, o Brutalismo está presente nos projetos que se utilizam da exposição dos materiais construtivos, como encanamentos e instalações elétricas à mostra, vigas e lajes de concreto aparente e paredes sem nenhum acabamento para compor o ambiente.

 
Como o conceito de Brutalismo é meio polêmico e gera algumas dúvidas entre o que foi inacabado e o que foi realmente  intencional, apresento alguns ambientes  com inspiração Brutalista para você se deliciar.



O legal desse estilo, é que ele pode ser a solução perfeita para algum probleminha que você encontrou no caminho e que não pode se livrar. Por exemplo, aquele quadro de luz que não pode sair dali, ou encanamento que você achou na parede que queria derrubar...


E para quem tem medo de ousar muito, basta utilizar um móvel ou acessório brutalista na casa para se destacar no ambiente e fazer com que você se acostume com a idéia da decoração "inacabada".

Luminária em concreto Heavy Light da Decode
 De bruto, o Brutalismo não tem nada! Um ambiente brutalista é super cool, diferente e deixa a casa com um ar mais descompromissado. O que você achou?

 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário